Conferência de Copenhagen (COP15)

Posted by: Felipe Lima on December 9, 2009

Save the planet

O que é

O Protocolo de Quioto foi um acordo internacional em que os países participantes se comprometeram em reduzir a emissão de gases visando amenizar os problemas ambientais, como o famigerado aquecimento global. (Apesar de existirem alguns cientistas que considerem o aquecimento global como um processo natural, em que o homem pouco ou nada interfere; pois, segundo eles, o aumento da temperatura da Terra é completamente normal, faz parte da sua própria dinâmica.) De qualquer maneira, esse é um assunto para um outro artigo. A conferência de Copenhagen (Dinamarca) é um evento similar aos que aconteceram em Toronto Conference on the Changing Atmosphere no Canadá em outubro de 1988, seguido pelo IPCC’s First Assessment Report em Sundsvall na Suécia em agosto de 1990 e que culminou com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática na ECO-92 no Rio de Janeiro em junho de 1992.

A conferência de Copenhagen será realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009 e visa substituir o Protocolo de Quioto que expira em 2012. Os temas mais esperados são: os procedimentos e medidas que os países desenvolvidos e em desenvolvimento terão que tomar para manter/estabelecer novas metas de emissão de gases; as consequências de oito anos de governo Bush nos Estados Unidos, um dos principais países responsáveis pela emissão dos gases que influenciam no efeito estufa e o único a não participar do protocolo de Quioto; a expectativa de mudança do posicionamento estadunidente, visto que o presidente Obama prometeu uma postura diferente do seu antecessor.

O Brasil

O Brasil tem a maior delegação na conferência que conta com 191 países (clique aqui para baixar a lista dos países envolvidos na conferência). A delegação brasileira possui 743 pessoas. Para fins comparativos, a delegação chinesa possui 233 nomes e a estadunidense, 191.

A nossa delegação é maior do que o habitual. Há credenciados e não credenciados, e não se sabe se todos virão (Sérgio Serra – embaixador extraordinário para mudanças climáticas)

Serra afirmou que apesar do número elevado nem todos serão financiados pelo governo:

Isso não quer dizer que são 700 pessoas do governo nem 700 negociadores. Mas o governo brasileiro tem uma atitude bastante democrática de aceitar quem quer que seja indicado por um órgão de governo. Achamos que devemos incluir na delegação ONGs, empresas e indivíduos que sejam apresentados por uma entidade. Evidentemente isso não quer dizer que sejam delegados pagos pelo governo, mas há uma mentalidade inclusiva.

O tamanho da comissão brasileira inclui pessoas de vários segmentos do país e essa é a justificativa dada pelo Itamaraty. A lista inclui pessoas como o presidente Lula, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o governador de São Paulo, José Serra e a senadora Marina Silva. Além das autoridades, a delegação brasileira é composta também por funcionários de bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa) e bancos privados (Itaú e Santander), ONGs, empresas como Natura, Vale do Rio Doce e Petrobras, e sindicatos de movimentos sociais, como a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e a Via Campesina.

Proposta brasileira

O Brasil propõe até 2020 a redução de 0,95 a 1,75 bilhões de toneladas dos gases do efeito estufa. Grande parte dessa redução viria da recuperação de pastagens degradadas pelo setor agropecuário, setor que é responsável por metade das emissões do Brasil, que é atualmente de 2 a 2,2 milhões de toneladas anuais.

Contradições e divergências

Os Estados Unidos não assinaram o protocolo de Kyoto alegando que reduzir a emissão de gases (eram responsáveis por 25% da emissão) poderia abalar a sua economia. O Brasil é contra a criação de uma agência internacional de controle de poluentes atmosféricos, pois é o quarto maior poluidor. Em contrapartida, Brasil e EUA trabalham juntos na criação de um padrão mundial de etanol, já que são os maiores produtores e consumidores. Os países ricos defendem um tratado único para todos, propondo uma renovação e melhoramento das definições do protocolo de Kyoto. Os países pobres defendem um acordo com abordagem dupla. Uma com exigências maiores para os países ricos e outra com exigências menores para os países pobres.

Dia 8/12 (terça-feira) um texto de caráter informal que seria a proposta dinamarquesa (país que sedia a conferência) gerou polêmica na conferência. Muitos disseram que falta transparência na proposta.

O texto proposto pelo primeiro-ministro dinamarquês é fraco e mostra a posição elitista e sem transparência da presidência dinamarquesa. (…) As táticas de negociações debaixo dos panos, sob a presidência dinamarquesa, querem agradar os países ricos em vez de servir à maioria das nações que pedem uma solução justa e ambiciosa. (Kim Carstensen – organização WWF)

A ministra dinamarquesa do Clima explica que o texto divulgado não é a proposta oficial do país, por isso os participantes não devem se distrair com ele.

Não existe um texto. Estamos há semanas e meses consultando os diversos países, é o nosso trabalho. (…) Muitos textos circulam, mas o que talvez seja aprovado aqui ainda não existe, então ninguém pode tê-lo visto. (Connie Hedegaard – ministra do clima da Dinamarca)

Durante os dias da conferência, segundo pesquisa do jornal Telegraph de Londres, circularão 140 jatos privados. Foram alugadas mais de 1200 carros de luxo dos quais apenas 5 possuem motor elétrico. Nos 11 dias de encontro, serão emitidos aproximadamente 40.000 toneladas de CO2. Pasadena, uma cidade do estado da Califórnia de 140.000 habitantes, emite essa mesma quantidade de CO2 em igual período.

Concluindo

O novo tratado terá validade até 2020. O financiamento das ações ainda não está decidido. O banco mundial prevê que para que os países em desenvolvimento enfrentem essas mudanças serão necessários 400 bilhões de dólares por ano. Também ainda não foi definido como serão “recompensados” os países  que diminuírem o seu grau de desmatamento.

Comments

  1. [...] 10 dias escrevi brevemente sobre a Conferência climática que aconteceu na Dinamarca (Copenhagen) quando ela ainda estava em progresso. Após a conclusão do [...]

  2. Thanks a great deal when it comes to this article,it has been a wonderful go through,can’t anticipate more the latest Lock & Key Service 618 Church Street, Nashville, TN 37219,615-834-7689

  3. Hello Nice blog site. Would you like to guest submit upabout my very own at some point? If that’s the case you should tell me by way of email or perhaps answer this particular remark since I subscribed to announcements and can realize if you do.

  4. Jesus!! Holy COW I still can’t believe my luck :) !!! I earned $477.34 USD yesterday night from the book I grabbed at http://www.blogcommissiongenerator.info last week. It’s so amazing, I swear this “work” is so easy it ought to be illegal. That makes $1,169.91 so far in the last three days. Hell yea! If I were you, I’d watch the free vid before it shuts down, I heard that was happening tomorrow morning.

  5. Please let me know if you’re looking for a writer for your site. You have some really good articles and I think I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d love to write some articles for your blog in exchange for a link back to mine. Please blast me an e-mail if interested. Many thanks!

Leave a Reply