Redação, como fazer um bom texto

Posted by: Felipe Lima on December 2, 2009

Ela está assim porque não leu as dicas do geografialinks

Não é preciso explicar a importância de conseguir uma boa nota em redação, todos já sabem do peso que uma boa redação tem. Aqui vou mostrar algumas dicas que certamente o(a) ajudarão a conseguir uma boa nota em provas de exames vestibulares e/ou ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)

Vale ressaltar que as dicas não serão voltadas exclusivamente para provas ou exames, mas de como escrever bem. A maioria das universidades não avaliam só a gramática ou a estrutura do texto. O objetivo da redação não é só constatar que o aluno sabe escrever de acordo com as normas da língua. Além disso, o objetivo é analisar a capacidade do aluno de pensar e opinar.

“Um dos piores erros que os candidatos podem cometer em uma prova de redação é a extrema preocupação com a forma, com a gramática. O importante é que ele opine sobre o tema.” (Marisa Magnus Smith – coordenadora da banca de avaliação de redações da PUC-RS)

Para fazer isso, quem escreve deve ter uma opinião e um posicionamento diante o tema proposto. Não se deve mudar de posicionamento durante o texto (ora a favor, ora contra) nem ficar com a opinião do senso comum. Imagine que o governo legalizou o aborto. Se as pessoas procuram um artigo ou jornal que fale sobre o assunto e encontram um texto sem posicionamento devidamente argumentado, elas não refletirão sobre o tema muito menos terão interesse em ler. Um leitor de jornal espera do jornalista o mesmo que os examinadores esperam dos candidatos.

A prova de redação é 50% leitura e 50% escrita. Uma é conseqüência da outra. O primeiro passo para ter sucesso é ler o tema com muita atenção e, em seguida, posicionar sua opinião para definir o que será defendido. (Maurício Soares Filho, professor de cursinho)

É condição sine qua non para se escrever bem estar informado sobre o tema. Para isso, não há outra saída senão ler. Praticar é igualmente essencial. Especialistas dizem que não há fórmula mágica, o segredo é baseado em treinamento e leitura.

O ideal é que o aluno escreva duas redações por semana e peça para um professor corrigi-las, pois, assim, aprenderá com os seus erros e melhorará seu texto naturalmente. (Maria Aparecida Custódio - professora do laboratório de redação do colégio Objetivo)

Como eu disse anteriormente, as dicas não se limitam de como escrever bem em provas de redação. Os que prestam vestibular para cursos como Geografia, História, Jornalismo etc conviverão com a escrita diariamente. Para vocês, a redação do vestibular é só um aperitivo.

Como escrever bem na Internet

As dicas a seguir são voltadas para a escrita na Internet, principalmente em fóruns de discussão e em blogs.

Encerre  todas as atividades que esteja fazendo.

Feche Navegador, MSN, Gtalk, IRC ou qualquer coisa que divida a sua atenção. Se sua atenção estiver comprometida, você não se esforçará para pensar, logo será induzido a escrever o óbvio.

Use as regras de Netiqueta.

Ninguém tem interesse em ler um texto repleto de internetês ou com excesso de exclamações!!!!! o mesmo serve para interrogações, ok???

Pesquise sobre o assunto que você pretende tratar.

Informações novas sobre o assunto que interessam ao leitor farão com que ele avalie melhor o seu texto.

Coloque-se no lugar do leitor.

Leia e releia o seu texto várias vezes invertendo o ponto de vista. Substitua palavras, use sinônimos e avalie a nova sensação que cada palavra causa.

Comments

  1. adrielly says:

    valeu a dica!
    o meu maior problema é com avirgula acredita?
    bjoo

  2. Felipe Lima says:

    Por nada. Dá uma olhada nesse vídeo sobre o uso da vírgula:

    Vírgula fácil e descomplicada

  3. jxjfbhedwh says:

    hhewfn3nwvu3wngkf8dmdhidçliçl9ksqbsns

  4. MAKSUELLEN says:

    EU QUERO SABER ? COMO E QUE SE FAZ UM TEXTO DE REDAÇAO ?

  5. Francisca says:

    Interesting content. You should use social sites to increase traffic and
    make your site go viral. There are tools which automate this time consuming process.Visitors can flood
    your website in no time, just search in google for:
    Rixisosa’s Social Automation

  6. Nita Nippert says:

    I have read not one write-up in your weblog. You’re a huge lad

Leave a Reply