TeamSpeak, faça grandes conferências

Posted by: Felipe Lima on November 19, 2009

Oi, tão me ouvindo?

O TeamSpeak é um programa que oferece comunicação de voz entre os seus usuários. A sua plataforma possui uma estrutura de cliente/servidor semelhante ao IRC, ou seja, o servidor e o cliente são claramente separados. A seguir, explicarei através de um guia passo-a-passo como utilizar o programa.

O TS é capaz de suportar várias conexões simultâneas, por isso, é utilizado para realizar teleconferências, reuniões, ou simplesmente, para proporcionar um ambiente de entretenimento para amigos. Por poder ser utilizado simultaneamente com outros programas e ser bastante leve, o TeamSpeak também é bastante utilizado por fãs de jogos on-line.

Ambiente

O ambiente do TeamSpeak é parecido com o do IRC. Basicamente, o usuário conecta em um servidor, entra em um canal e interage com os usuários desse canal. Como o TeamSpeak é essencialmente um bate-papo de voz, a presença de um usuário em vários canais causaria caos, contudo, é possível trocar de canal quando quiser e enviar mensagens de texto para qualquer usuário do servidor.

Como foi dito anteriormente, o TeamSpeak pode ser utilizado simultaneamente com outros programas. Em outras palavras, não é necessário que ele fique na janela ativa para que seja possível interagir com os outros usuários, possibilitando a conversação no MSN, navegar por qualquer site na Internet, e/ou fazer outras atividades, como ler/escrever um email.

Instalando o TeamSpeak passo-a-passo

1. Primeiramente, é necessário baixar o cliente do TeamSpeak. Para fazer isso, acesse o sítio oficial do programa clicando aqui. Ao clicar, este sítio será aberto:

TeamSpeak Guia Imagem 1

2. Após abrir, escolha um dos links para baixar: site 1 ou o site 2. Ambos vão redirecioná-lo para o mesmo lugar. Depois de escolher um dos dois, aparecerá esse sítio:

TeamSpeak Guia Imagem 2

3. Esses são os termos de uso do TeamSpeak. Para concordar, arraste a barra de rolagem até o final e escolha a opção “I AGREE” (Eu concordo). Depois de selecionar o lugar onde o arquivo (instalador) ficará salvo no seu computador e de terminado o download, execute o arquivo “ts2_client_rc2_2032″.

4. Após abrir o instalador, aparecerá a seguinte mensagem: “This will install TeamSpeak 2 RC2. Do you wish continue?” (Isso vai instalar o TeamSpeak 2 RC2. Você deseja continuar?) Após clicar em “Sim”, aparecerá uma janela de instalação. Clique em Next (Próximo) para continuar. Feito isso, o acordo de licença vai aparecer. Marque a opção “I accept the agreement” (Eu aceito o acordo) e clique em “Next” (Próximo).

5. A seguir, você escolherá o local onde ficará salvo o programa no seu computador, por padrão ele fica salvo em: C:\Arquivos de programas\Teamspeak2_RC2
Porém, você pode mudar e colocar no local que lhe for conveniente.

6. Depois de escolher o local onde ficará o programa, você poderá escolher se quer ou não um atalho no “Start Menu” (Menu Iniciar). Senão quiser, escolha a opção “Don’t create a start menu folder” (Não criar atalho no Menu Iniciar.)

7. Em seguida, você poderá optar se quer um atalho na área de trabalho, caso queira, marque a opção “Create a desktop icon” (Criar um ícone na área de trabalho). Agora, você poderá visualizar todas as opções definidas: local onde ficará o programa, nome do atalho no Menu Iniciar se assim você o fez e se você quis ou não um atalho na área de trabalho.

8. Para finalizar, clique em Install e após terminar, instale também os codecs que o TeamSpeak pedir.

Usando o TeamSpeak passo-a-passo

1. Para começar, abra o TeamSpeak. Isso é o que deve aparecer:

TeamSpek Guia Imagem 3

2. O próximo passo é escolher a opção “Connection” e em seguida “Connect”. Aparecerá essa janela:

TeamSpeak Guia Imagem 4

3. Agora, clique com o botão direito do mouse no espaço branco delimitado pela janela de título “Connect To Server”. Ao clicar, escolha a opção “Add Server”. Depois de escolher, você poderá nomear o servidor. Escolha um nome, por exemplo: Canal Direito. Ficará assim:

TeamSpeak Guia Imagem 5

4. No campo “Server Address”, preencha com canaldireito.cjb.net e no campo “Nickname” coloque o seu apelido. Depois disso, clique em “Connect”. Se você conectou corretamente, aparecerá assim:

TeamSpeak Guia Imagem 6

Ao conectar, você sempre irá, automaticamente, para o canal “Seja bem vindo =)”. Você só poderá interagir, ou seja, falar e escutar, as pessoas que estiverem nesse canal. Para mudar de canal, basta dar dois cliques no canal desejado.

A configuração padrão do microfone no TeamSpeak é a Ativação de Voz, ou seja, o microfone vai captar todos os sons em uma determinada tonalidade. Você pode configurar essa tonalidade, ou fazer com que o microfone só capture os sons quando você segurar uma determinada tecla. Esse modo, é o “Push to Talk”, que funciona como um Walkie Talkie.

Configurando as opções de captura de voz

TeamSpeak Guia Imagem 7

Retângulo verde
Aqui você configura o volume da voz dos outros usuários.

Retângulo vermelho
Aqui você escolhe o modo de captura do som. Escolhendo o modo “Voice Activation”, o microfone fica sempre ativado, captando todos os sons dependendo da tonalidade que você mesmo configura. Escolhendo o modo ”Push to Talk”, o microfone só vai capturar o som quando você segurar uma tecla determinada.

Retângulo azul
Aqui você configura a tecla de ativação do microfone, caso tenha escolhido o modo “Push to Talk”.

Considerações finais

Vale ressaltar que os endereços mostrados nas imagens (canaldireito.cjb.net) foram usados somente para o guia e não são servidores válidos. Para encontrar servidores de TS, basta fazer uma busca simples no Google (Servidores de TS) ou abrir o seu próprio e hospedá-lo no seu computador. Qualquer dúvida gerada após a leitura desse guia pode ser tirada aqui mesmo, basta fazer um comentário com sua dúvida. Será um prazer respondê-lo(a).

Comments

  1. GUILHERME says:

    Olha o site explica muito bem . mas teve um probleminha auqi q nao to conseguindo entrar . quando pedi para configura o “connect To Server” aparece bem assim escrito em vermelho..

    “[19:19:59] No reply from server
    Maybe the server is offline
    or maybe teamspake is not runningon it ”

    se v6 acharem a solusao manda pelo meu imail ficarei muito feliz =]

  2. Felipe Lima says:

    Você precisa digitar um endereço de um servidor de TeamSpeak válido. Eu não sei que servidor você digitou, mas pela mensagem sei que ele está indisponível. Como eu disse nas considerações finais:

    Vale ressaltar que os endereços mostrados nas imagens (canaldireito.cjb.net) foram usados somente para o guia e não são servidores válidos. Para encontrar servidores de TS, basta fazer uma busca simples no Google (Servidores de TS).

  3. Eu says:

    Ola eu queria saber saber porque o meu problema é o mesmo q o dele. Eu jogo seafight eu faço oq eles mandam e nunca da certo, mais com eles da td certo dai aparece td q aparece na pessoa acima vc poderia me mandar um video com exemplos para esse i-mail ou só apenas me responda.
    Vlw pela atenção!!!

    Abraço do Eu!!!

  4. Maybe these records are floating down the Mekong River. For sure they’re out there in the Universe for easy pickings. This problem can’t be fixed so S.C. citizens live in Limbo.http://www.ddgoshop.com/

  5. google says:

    Hello friends, its great post about cultureand completely defined, keep it up all the time.

  6. Hi there! This article could nnot be written much better!
    Looking through this article reminds me of my previous roommate!

    He constantly kept talking about this. I’ll forward this post too him.
    Pretty sure he will have a very good read. I appreciate you for sharing!

  7. Fine together with your permission let me to take hold of your feed to stay up to date with drawing close post. Thanks one million and please keep up the enjoyable work.

  8. Your websites really makes me think Fantastic blog!

  9. HomerCek says:

    At the lessons Naples is providing for the public it is possible to play the instruments coming from a number of European manufacturers. The ultimate Scrapbooking tool, computers will help in pre-designing just about every page.
    Without each of these components, you do not turn into a good violinist. Some commercial licenses have strict contract conditions, for instance it could possibly state that you are merely permitted to sell approximately 4,000 songs by using their specific beat.
    Victory is achieved if your opponent is knocked down and unable to wake up before the referee counts to ten (a Knockout, or KO) or if the opponent is deemed too injured to keep (a Technical Knockout, or TKO). However, this style was way too traditional and conventional for Picasso.

Leave a Reply