Archive for Informação

COP 16, uma nova tentativa

"um acordo impossível, como aconteceu em Copenhague" ?

A Conferência Climática que aconteceu no ano passado na Dinamarca foi considerada um fracasso por vários especialistas em mudanças climáticas, ambientalistas e por políticos do mundo todo. O motivo disso é simples: nada foi definido. Além disso, as poucas “determinações” que foram estabelecidas não são fiscalizadas e nenhum acordo concreto foi realizado. Alguns acreditam que a COP16, que será realizada no final desse ano na Cidade do México, também não alcançará objetivos satisfatórios.  (more…)

Palestra com Ricado Amorim

Ricardo Amorim

Ricardo Amorim é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Possui pós-graduação em Administração e Finanças Internacionais pela E.S.S.E.C. (École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales) de Paris. Participa do programa semanal Manhattan Connection, é diretor-executivo para mercados emergentes do banco WestLB em Nova Iorque. No Brasil, já trabalhou como economista em diversos bancos. Para mais detalhes Ricardo Amorim, clique aqui. (more…)

Mais água na Lua

Superfície lunar

No ano passado, através de uma análise de impacto, ficou clara a existência de depósitos de gelo no pólo sul do satélite natural terreste.  Recentemente, uma descoberta feita pela sonda Chandrayaan-1, da Índia, confirmou a suspeita dos pesquisadores de que no outro Pólo também existem depósitos de gelo. A Nasa identificou mais de 40 crateras. Tais crateras apresentam uma variação entre 2 e 15 quilômetros de diâmetro. (more…)

COP15, resultados

Foi melhor do que nada

Há 10 dias escrevi brevemente sobre a Conferência climática que aconteceu na Dinamarca (Copenhagen) quando ela ainda estava em progresso. Após a conclusão do evento, pouco se avançou no processo de amenização dos problemas ambientais.

O ministro brasileiro do Meio Ambiente, Carlos Minc, criticou os resultados da conferência, pois, para ele, criar um fundo de bilhões de dólares para ajudar os países pobres a cumprirem sua meta não é o bastante.

(more…)

Conferência de Copenhagen (COP15)

Save the planet

O que é

O Protocolo de Quioto foi um acordo internacional em que os países participantes se comprometeram em reduzir a emissão de gases visando amenizar os problemas ambientais, como o famigerado aquecimento global. (Apesar de existirem alguns cientistas que considerem o aquecimento global como um processo natural, em que o homem pouco ou nada interfere; pois, segundo eles, o aumento da temperatura da Terra é completamente normal, faz parte da sua própria dinâmica.) De qualquer maneira, esse é um assunto para um outro artigo. A conferência de Copenhagen (Dinamarca) é um evento similar aos que aconteceram em Toronto Conference on the Changing Atmosphere no Canadá em outubro de 1988, seguido pelo IPCC’s First Assessment Report em Sundsvall na Suécia em agosto de 1990 e que culminou com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática na ECO-92 no Rio de Janeiro em junho de 1992. (more…)

Redação, como fazer um bom texto

Ela está assim porque não leu as dicas do geografialinks

Não é preciso explicar a importância de conseguir uma boa nota em redação, todos já sabem do peso que uma boa redação tem. Aqui vou mostrar algumas dicas que certamente o(a) ajudarão a conseguir uma boa nota em provas de exames vestibulares e/ou ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)

(more…)

Netiqueta, conduta na Internet

Desligue o CAPS LOCK

O fato de compartilharmos um ambiente virtual e não um real não nos dá o direito de fazermos o que quisermos. Assim como na realidade, virtualmente existem normas e/ou regras de conduta ensinadas de maneira formal e/ou informal. Formalmente se aprende, principalmente, na escola ou em casa, quando uma informação nos é passada diretamente e quando há a intenção de ensinar; quando uma mãe ensina a um filho que roubar é errado, por exemplo. Informalmente se aprende quando a situação impõe o aprendizado, quando não há intenção de ensinar. Quando um filho acompanha a mãe ao super mercado pela primeira vez e vê as pessoas organizadas em fila, por exemplo, ele não entende, mas quando ele se deparar com aquela situação ou semelhante, automaticamente, ele se organizará em fila. (more…)

Entrevista com José Carlos Neves Epiphanio

Olá,

Na edição número 19 desse ano da revista Discutindo Geografia foi realizada uma entrevista com José Carlos Neves Epiphanio, um dos maiores especialistas em sensoriamento remoto do Brasil. José Carlos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em sensoriamento remoto e doutorado em agronomia pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Atualmente é coordenador do Programa de Aplicações do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres CBERS do Inpe. Segue abaixo a entrevista: (more…)

Ajude a Nasa no mapeamento da estrela vermelha (Marte)

Superfície marciana

Superfície marciana

Foi lançado há 3 dias um programa (site) desenvolvido pela Microsoft juntamente com a Nasa que permite o usuário viajar pelo planeta como se estivesse a bordo de uma nave espacial. O site, denominado “Be A Martian” (Seja um Marciano), permite explorar vários detalhes do relevo da estrela vermelha, inclusive o maior Cânion do Sistema Solar.

(more…)

TeamSpeak, faça grandes conferências

Oi, tão me ouvindo?

O TeamSpeak é um programa que oferece comunicação de voz entre os seus usuários. A sua plataforma possui uma estrutura de cliente/servidor semelhante ao IRC, ou seja, o servidor e o cliente são claramente separados. A seguir, explicarei através de um guia passo-a-passo como utilizar o programa. (more…)

Google Earth 5, mergulhe no oceano

Google Earth agora até embaixo d'água

O Google Earth é um programa distribuído pela Google gratuitamente (possui versão profissional com mais recursos por 400 dólares) que mostra o globo terrestre em três dimensões a partir de fotografias de satélites obtidas de diversas fontes. Em fevereiro desse ano, a Google lançou o Google Earth 5, otimizando e trazendo novas funções ao programa. (more…)

Espaço para Discussão – Reserva Raposa Serra do Sol

Olá,

Em 23 de Abril de 2008, saiu uma reportagem na CartaCapital falando sobre a reserva Raposa Serra do Sol. A reportagem se encontra no seguinte endereço: http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=8&i=727. O que quero aqui é abrir um espaço para discussão:

  1. O exército deve estar a serviço do governo ou do Estado?
  2. Qual a melhor maneira de resolver esse conflito?

Ficam aí as questões para que possamos discutir.

Abraços,
Emerson Arruda.

Gravity Wave (Ondas Gravíticas)

Olá,

Em abril de 2007, eu comentei com a professora Marta Celina sobre um fenômeno que eu havia sido informado pela Internet chamado Gravity Wave. Por não saber explicar os mecanismos do fenômeno, passei um link para ela que contém um vídeo (confira abaixo) do tal evento meteorológico. Ela disse nunca ter visto nem ouvido falar nada parecido com isso, mas prometeu pesquisar e pediu para que eu fizesse o mesmo. Um ano se passou e (more…)