Archive for Geografia

COP 16, uma nova tentativa

"um acordo impossível, como aconteceu em Copenhague" ?

A Conferência Climática que aconteceu no ano passado na Dinamarca foi considerada um fracasso por vários especialistas em mudanças climáticas, ambientalistas e por políticos do mundo todo. O motivo disso é simples: nada foi definido. Além disso, as poucas “determinações” que foram estabelecidas não são fiscalizadas e nenhum acordo concreto foi realizado. Alguns acreditam que a COP16, que será realizada no final desse ano na Cidade do México, também não alcançará objetivos satisfatórios.  (more…)

COP15, resultados

Foi melhor do que nada

Há 10 dias escrevi brevemente sobre a Conferência climática que aconteceu na Dinamarca (Copenhagen) quando ela ainda estava em progresso. Após a conclusão do evento, pouco se avançou no processo de amenização dos problemas ambientais.

O ministro brasileiro do Meio Ambiente, Carlos Minc, criticou os resultados da conferência, pois, para ele, criar um fundo de bilhões de dólares para ajudar os países pobres a cumprirem sua meta não é o bastante.

(more…)

Conferência de Copenhagen (COP15)

Save the planet

O que é

O Protocolo de Quioto foi um acordo internacional em que os países participantes se comprometeram em reduzir a emissão de gases visando amenizar os problemas ambientais, como o famigerado aquecimento global. (Apesar de existirem alguns cientistas que considerem o aquecimento global como um processo natural, em que o homem pouco ou nada interfere; pois, segundo eles, o aumento da temperatura da Terra é completamente normal, faz parte da sua própria dinâmica.) De qualquer maneira, esse é um assunto para um outro artigo. A conferência de Copenhagen (Dinamarca) é um evento similar aos que aconteceram em Toronto Conference on the Changing Atmosphere no Canadá em outubro de 1988, seguido pelo IPCC’s First Assessment Report em Sundsvall na Suécia em agosto de 1990 e que culminou com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática na ECO-92 no Rio de Janeiro em junho de 1992. (more…)

Seminário para debater Zona Costeira

Zona costeira cearense

O III Seminário de Gestão Integrada da Zona Costeira – SEMGIZC vai reunir de 8 a 11 de dezembro, no Auditório Paulo Petrola da Reitoria da Universidade Estadual do ceará (UECE), pesquisadores, professores, estudantes e estudiosos da área da Zona Costeira. O encontro terá como tema central “O litoral em debate: os (des)caminhos da gestão participativa e integrada”. (more…)

Entrevista com José Carlos Neves Epiphanio

Olá,

Na edição número 19 desse ano da revista Discutindo Geografia foi realizada uma entrevista com José Carlos Neves Epiphanio, um dos maiores especialistas em sensoriamento remoto do Brasil. José Carlos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em sensoriamento remoto e doutorado em agronomia pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Atualmente é coordenador do Programa de Aplicações do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres CBERS do Inpe. Segue abaixo a entrevista: (more…)

Apologia a Geografia Física

Nos últimos dias escutei muitas falas com preconceito com a Geografia dita Física. Até mesmo geógrafos – os mais afeitos a Geografia dita Humana – falam de forma preconcetiuosa com essa vertente da ciência geográfica. A Geografia Física não é mais nem menos que a Humana, pois uma tão Geografia quanto a outra.

Muita gente acha que a Geografia Física é uma espécie de (more…)

Espaço para Discussão – Reserva Raposa Serra do Sol

Olá,

Em 23 de Abril de 2008, saiu uma reportagem na CartaCapital falando sobre a reserva Raposa Serra do Sol. A reportagem se encontra no seguinte endereço: http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=8&i=727. O que quero aqui é abrir um espaço para discussão:

  1. O exército deve estar a serviço do governo ou do Estado?
  2. Qual a melhor maneira de resolver esse conflito?

Ficam aí as questões para que possamos discutir.

Abraços,
Emerson Arruda.

Simpósio Sensoriamento Remoto – INPE

Olá,

Para os interessados em sensoriamento remoto aí vai uma dica.

Em Abril de 2009 o Instituto Nacional de Pequisas Espaciais (INPE) realizará, em Natal-RN, o XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (XIV SBSR). Para tanto o INPE pede aos interessados que sugiram temas para Workshops, Mesas Redondas e Sessões Especiais. A coordenação do evento também não dispensa outras sugetões, tais como: (more…)